Educação a Distância

Educação a Distância

A Faculdade CCAA deu início, no ano de 2012, à implantação de mais um de seus projetos inovadores: Educação a Distância.

De acordo com a Portaria do MEC nº 4059 de 2004, as instituições de ensino superior podem ofertar a distância até 20% da carga horária de seus cursos presenciais.

A equipe multidisciplinar da Faculdade CCAA vem trabalhando no projeto de EaD desde sua fundação para que pudesse chegar a esse momento com uma estrutura humana, física e tecnológica de excelência, visando a uma educação comprometida com as novas demandas da sociedade.

Nesse intuito, a Faculdade conta com educadores, profissionais da área administrativa e tecnológica e uma equipe completa para produção de materiais didáticos para as diversas mídias analógicas e digitais.

A instituição compartilha a visão de que, nos tempos atuais, há a necessidade de formação do novo cidadão alfabetizado digitalmente e tem plena consciência de que apenas dar acesso às tecnologias não significa inclusão digital. Incluir o cidadão na denominada “sociedade da informação” é papel primordial da educação, fazendo com que esse cidadão tenha acesso às informações e capacidade de lidar com elas criticamente – só assim é possível a efetivação da inclusão social e digital.

alfabetização digital precisa ser promovida em todos os níveis de ensino, do fundamental ao superior, por meio da renovação curricular para todas as áreas de especialização, de cursos complementares e de extensão e na educação de jovens e adultos, na forma e concepção emanadas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996. (MCT – Livro Verde, 2000, p. 48)

O uso das TICs (tecnologias da informação e da comunicação) trouxe novas possibilidades para o que chamamos de educação a distância, tanto que os educadores têm se entusiasmado com as possibilidades que as metodologias e ferramentas de EaD acabam agregando à educação presencial.

Por isso, podemos dizer que a EAD complementa e enriquece a modalidade de educação presencial, ao trazer recursos multimidiáticos, como vídeos e livros em formato digital, que facilitam o acesso e a interação em tempos e espaços diversos.

Inicialmente, a Faculdade CCAA oferecerá algumas disciplinas, a partir da metodologia da EaD, para seus cursos presenciais, conforme Portaria 4059/2004.

Brevemente, a Faculdade CCAA ampliará a oferta de EaD, levando cursos de extensão, de pós-graduação e de graduação a todo o País.

Os cursos de graduação presencial da Faculdade CCAA já estão inseridos na metodologia da EaD, mas o curso de Letras foi o pioneiro nessa proposta, por ter como compromisso formar educadores, profissionais que assumem a responsabilidade de formar outros profissionais e, acima de tudo, formar cidadãos. 

Os cursos de formação de professores, como as licenciaturas, necessitam de injeção enérgica de uso de tecnologias de informação e comunicação, para contemplar a formação de professores familiarizados com o uso dessas novas tecnologias. (MCT – Livro Verde, 2000, p. 49)

Conheça mais sobre o projeto já em andamento “Núcleo de Disciplinas Semipresenciais” clicando na aba acima desse texto. Nesse espaço, você poderá ver as disciplinas elencadas para oferta na modalidade EaD e conferir como funciona esse processo.

O Centro de Educação a Distância (CEAD) da Faculdade CCAA está localizado no prédio B.

 

Núcleo de Disciplinas Semipresenciais

O Núcleo de Disciplinas Semipresenciais[1] corresponde às disciplinas ofertadas na Graduação Presencial da Faculdade CCAA em 2014/2:

  • Aprofundamento I
  • Aprofundamento II
  • Metodologia da Pesquisa
  • LB: Modernismo
  • Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação

Veja, a seguir, como proceder para participar e, atenção, quem ainda não completou a carga horária de APROFUNDAMENTO deve solicitar na Secretaria, via requerimento, a inclusão da disciplina em seu plano de estudos.

Acesso ao Ambiente Virtual:

  • Site da Faculdade > Espaço do Aluno > Disciplinas on-line ou link direto:   http://ead.faculdadeccaa.com.br/
  • No Portal, digitar usuário e senha, utilizar o número de matrícula para ambos. A senha deve ser alterada no 1º acesso e o usuário mantido.

Metodologia e Materiais: Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) mediado pelo(a) Docente-Tutor on-line.

  • Ferramentas de interação virtual síncrona (chat) e assíncrona (fórum), propiciando a construção colaborativa da aprendizagem entre estudantes <> estudantes e estudantes <> docentes.
  • Material didático dialógico e hipertextual.
  • Encontros presenciais agendados, mediados pelo Docente-Tutor presencial, com atividades favorecedoras da aprendizagem e espaço para auxiliar nas dúvidas. O estudante também pode agendar pelo AVA[2], com seu docente tutor, para orientação presencial.
  • Trabalhos Acadêmicos (TA) on-line.
  • A avaliação da aprendizagem ocorrerá conforme parâmetros da disciplina – confira as diretrizes no AVA.
  • Durante a 1ª semana de aula de cada semestre os Docentes-Tutores palestram para todas as turmas sobre os direcionamentos da disciplina.
  • No AVA estão disponibilizadas todas as informações, como: Guia de Estudos com cronograma, Metodologia de Avaliação etc.
  • Para o bom andamento da disciplina, cada estudante deve acompanhar as orientações disponíveis no AVA, o Material Didático e os Encontros com os Docentes-Tutores.
  • Vale ressaltar que a participação ativa no AVA (dúvidas, leituras, atividades) é o que aproxima as distâncias e favorece o aprendizado.

Comunicação:

  • Dúvidas sobre conteúdos ou atividades da disciplina?  Escreva para seu(sua) Docente-Tutor no “Fórum de Dúvidas”.
  • Seu assunto não deve ser colocado publicamente no Fórum de Dúvidas?   Escreva diretamente para seu(sua) Docente-Tutor pela ferramenta MENSAGENS.

- Você também pode usar essa ferramenta para se comunicar com seus colegas, com as Coordenações e com nosso Suporte (SAC).

SUPORTE

CEAD – 9º andar

Secretaria –  térreo

Fernanda Rosa – Térreo Prédio B

E-mail:suporte.ead@faculdadeccaa.edu.br

Telefone: 2156-5000 R.: 3072 e 3029

A Educação a Distância é um processo de letramento digital e inclusivo.

Letramento digital porque aproxima os estudantes das possibilidades tecnológicas.

Inclusivo porque estreita distâncias, propicia a dialogia e a interação e inclui a educação no contexto da demandas da pós-modernidade.


[1] De acordo com a Portaria do MEC nº 4059 de 2004, as Instituições de Ensino Superior podem ofertar a distância até 20% da carga horária de seus cursos presenciais.

[2] AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem.